-
Arquitetos: SMS Arquitectos
- Área: 698 m²
- Ano: 2010
-
Fotografias:Jose Hevia
Descrição enviada pela equipe de projeto. Mapa de recursos:
O projeto se inicia a partir da pequena escala dos materiais. Com a premissa de utilizar o mínimo possível de recursos importados, almeja-se dois objetivos: reduzir a pegada ecológica ao reduzir o "mapa de recursos"; e localizar o edifício em um contexto muito maior que o físico, econômico e cultural. Os fabricantes de concreto pré-moldado contam com uma grande variedade de materiais disponíveis na ilha que não dependem de importação. Sendo o bloco de concreto um elemento básico da construção em Mallorca, isso gerou uma próspera indústria de pequenos fabricantes que utilizam agregados locais para produzir uma ampla gama de peças muito características dos empreendimentos residenciais dos anos 70. Este projeto consiste, portanto, num exercício que explora as capacidades visuais e reavalia os elementos banais utilizados na arquitetura local. A extensão da escola pode ser considerada um teste na escala 1:1 das possibilidades estéticas e estruturais dos pequenos blocos pré-moldados.
Diversos testes de resistência foram realizados para determinar a aplicabilidade dos blocos que não foram utilizados em suas posições usuais. A fachada foi projetada como um elemento autoportante, uma pele ventilada que melhora a eficiência térmica do edifício.
Ação direta:
A extensão da escola de ensino médio é uma tradução literal da construção existente, uma continuação ousada que não deseja se sobressair, evitando, assim, ser absorvida pelo grande bloco adjacente. Esta abordagem permite também otimizar elementos arquitetônicos do edifício existente, como as escadas, os elevadores e o sistema de aquecimento central.
A nova estrutura foi resolvida com um grande vão - possibilitado pelo uso de elementos pré-fabricados - que proporciona continuidade estrutural e cria espaços flexíveis com possibilidades de redistribuição.